NBR 10004 – Classificação de Resíduos Sólidos

NBR 10004 é uma norma que classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. Considerando a crescente preocupação da sociedade com relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, a ABNT criou a CEET-00.01.34 -Comissão de Estudo Especial Temporária de Resíduos Sólidos, para revisar a ABNT NBR 10004:1987 - Resíduos Sólidos Classificação, visando aperfeiçoá-la e, desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos. A norma NBR 10004 foi corrigida, complementada e atualizada. O que estabeleceu critérios de classificação e códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Segundo a NBR 10004 resíduos sólidos são conceituados como resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Sendo incluídos nesta definição, os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Existem diversos tipos de resíduos que devem ser clássificados de acordo com algúns parâmetros: Toxidade, periculosidade, agente tóxico, toxidade aguda, agente teratogênico, agente mutagênico, agente carcinogênico, agente ecotóxico e doses letais.

A Plantec Laboratórios tem as soluções para o atendimento à norma vigente, a preços compatíveis com o mercado, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.